sábado, 11 de setembro de 2010

Estratégia politica para as Presidenciais

«Cavaco Silva é violentamente atacado numa carta que a direcção do PS enviou esta semana por correio electrónico aos militantes do partido, mobilizando-os para se empenharem na candidatura presidencial de Manuel Alegre.» [DN]
Desde logo é lamentável que seja necessário atacar outros candidatos para mobilizar militantes. "O Homem é um animal politico", mas julgo não serem precisas vacinas com doses de cavalo para que os militantes do PS "recolham assinaturas".
O apoio radical e incondicional do BE a Manuel Alegre vai condicionar o discurso à esquerda: o fervor dos militantes do BE vai pressionar o PS e Sócrates a envolver-se num discurso politíco mais radical.
As roturas e divisões que o BE criará no discurso político de esquerda durante o tempo de campanha darão frutos se conseguir dividir o PS com uma derrota de Manuel Alegre.
O PCP terá uma estratégia mais neutra e de salvaguarda do seu eleitorado e ganhará se o seu candidato obter uma boa votação e se Manuel Alegre passar à 2.ª volta com uma votação fraca, pois uma possível vitória deste dependerá do apoio do PCP. 
O papel de Sócrates vai ser não confundir os papéis de secretário-geral do PS com o de Primeiro-Ministro. Daqui advém um problema para Sócrates que não pretenderá fomentar um conflito institucional com o futuro Presidente (principalmente se este for Cavaco Silva).
Quanto ao PSD, não precisa de aproveitar os disparates de outros Partidos para "surfar" calmamente pelas presidenciais.
Vamos aguardar pelas (diferentes) estratégias politicas adoptadas pelos diferentes Partidos.

Sem comentários: